Perícia Forense

A área denominada de computação forense ou forense computacional (computer forensic) envolve a extração, identificação, preservação e documentação de evidências digitais a partir de dados e informações armazenadas em mídias: magnéticas, ópticas ou eletrônicas. A computação forense pode ser definida como uma peça do quebra-cabeça da investigação. Assim, tal área do conhecimento se preocupa em estabelecer métodos e técnicas que de uma certa forma podem ser resumidos nos três A’s:

 

- Adquirir as evidências sem alterar ou causar danos aos dados originais;

- Autenticar que as evidências coletadas são exatamente iguais aos dados originais;

- Analisar os dados sem modificá-los.

 

Muitas são as situações nas quais a computação forense se faz necessária e urgente, podendo-se citar: crimes praticados através do computador, crimes via Internet, pedofilia, pornografia, fraudes bancárias, e-mail caluniosos, compartilhamento de softwares, músicas, filmes, dentre muitos outros problemas.


Deste modo, tais problemas necessitam da comprovação dos fatos que possam ser trazidos em juízo para as devidas responsabilizações.


Em virtude da prática destes Crimes Digitais, a N2 Solutions vem constantemente se capacitando em Treinamentos, Softwares e Equipamentos para apresentar com excelência os aspectos técnicos e jurídicos da produção antecipada de provas digitais, através da caracterização de boas práticas, para que os três A’s (Adquirir, Autenticar e Analisar) possam ser garantidos.